umdoise3

Compasso que serve de orientação para a acção.

venerdì, maggio 12, 2006

Maternidades


Diariamente assistimos a notícias sobre as maternidades que irão fechar no futuro breve deste país. As reclamações, manifestações de protesto, opiniões de entendidos vão no sentido de que o governo está a ser economicista e quer apenas poupar uns trocos. Eu ando perplexa (mesmo não desejando ir parar a nenhuma), pois não sei se todas estas opiniões são de conhecimento de causa. Eu não tenho esse conhecimento, daí que a minha opinião tem apenas valor de acordo com o que leio e ouço. Portanto: se quisesse ter uma filhoa (diz respeito a ambos os sexos), não gostava nada de ir parar a um local sem técnicos suficientes ou suficientemente despertos (médicos, assistentes and so on), preferindo deslocar-me mais quilómetros para ser mais bem servida (já faço isso com restaurantes). Por outro lado, não me parece vantajoso para todos nós, haver locais destes, com os custos elevados que têm, para assistir alguns partos ao ano (atenção que não sei isto acontece, mas pelo discurso!!!! que tenho ouvido acredito que seja possível).
Por outro lado, temos a população e opinion liders falar do direito de se nascer na sua terra e isto faz-me rir. O que é a sua terra? Portugal? Continente e ilhas? Distrito? Concelho? Freguesia? Casa? Porque tem nascido muita gente fora de casa (felizmente) e fora do concelho. Então, o que define "a minha terra", que serve de argumento visceral para este protesto? Para mim, a minha terra é o meu país que me ensinou a língua e a cultura da batata, daí que gosto deste país, mas quero-o de portas bem abertas.

1 Comments:

Blogger Tota said...

Morar no interior é mais barato em termos de custo de casa, serviços, e por aí fora, mas tem custos escondidos, como é óbvio, e um deles é ter de morar em locais distantes de hospitais e maternidades. Não há milagres. À medida que a inevitável desertificação do interior, fruto da cada vez menor importancia económica de ocupar o território todo, teremos que ir fechando serviços. Ninguém está à espera de encontrar uma maternidade no meio do Parque Natural do Gerês. Quem lá estiver é melhor que não esteja para parir em breve... que se previna e tente aproximar-se dum grande centro. Esse tipo de problemas acontece em todo o mundo, em nenhum lugar do mundo há dinheiro para pagar uma maternidade para servir 10000 velhotes e pessoas que querem ter cada vez menos filhos. Não há protestos que resolvam isso. É a vida a evoluir e quem quiser viver melhor (sobre este aspecto) que se adapte, ou mude-se para a cidade, como tantos fazem.

4:07 AM  

Posta un commento

<< Home